terça-feira, 21 de outubro de 2014

A Travessia da Ponte da Amizade, ilegalidade aos nossos olhos.

Saímos de São Paulo as 21 horas da sexta e depois de muita estrada chegamos ao destino. Em um primeiro momento era logo conhecer o Paraguai, país vizinho ao nosso, porém 1000 vezes mais pobre e decadente.
O caminho tradicional é feito pela conhecida Ponte da Amizade, com suas estruturas caindo e com um cheiro beirando a carniça. A travessia começa passando por um posto da Receita Federal, que de fiscalizar não tem nada. e adentramos o país vizinho em menos de 30 minutos.
Chegando naquele cenário descobrir um caos maior que o nosso. Sem uma moeda unica, o Paraguai ali naquela fronteiras convivia com 3 moedas; Dolar, Real e Peso Argentino. A moeda corrente do Paraguai está tão desvalorizada que nem se cortasse o zero daria para usar.
Os produtos pirateados e falsificados estão pelas ruas, nas mãos de cidadãos pobres e sedentos por qualquer dinheiro.
Encontrei umas crianças brincando e ofereci uma nota de dois reais para aquele que me desse uma nota de Guarani, que é a moeda corrente do país. Foi uma gritaria e consegui a nota. Mas era exatamente 14 horas e o que aquelas crianças estavam alí? Sem escola? 
O Paraguai é um país muito pobre, mas isso foi culpa do Brasil e Argentina, se é que vocês me entendem.
Minha experiencia ali não foi uma das melhores, pois não encontrei em nenhum ponto algo que poderia melhorar a visão daquele país.
Mas é um povo comunicativo e hospitaleiro. o Paraguai tem jeito.

Caso você queira visitar o Paraguai de uma melhor forma viaje para sua capital Assunção, os voos são baratos e rápidos.
Mas caso queira conhecer a Ponte da Amizade, você deverá comprar voos para Foz de Iguaçu no Brasil e atravessar.

Site para pacotes ao Paraguai: Viaje para Paraguai

Vlw.

Nenhum comentário:

Postar um comentário